Notícias e Eventos

13º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos 2017 - Guimarães
jogo do mapa

Neste Campeonato a LuduScience ofereceu a todos os participantes cegos e amblíopes jogos LUDUSBRAILLE.
Este jogo foi criado por nós em parceria com a ACAPO – Delegação Porto em 2016.

jogo do mapa
jogos pedagógicos Rota do Românico do Vale do Sousa

A Luduscience está a conceber um conjunto de jogos de tabuleiro, de apoio às atividades dinamizadas nas escolas e/ou nas visitas aos monumentos da Rota do Românico. O primeiro destes jogos é O jogo do Mapa que foi desenvolvido em exclusivo para a Rota do Românico e reune três pilares do conhecimento humano: geografia, história e matemática. Este jogo desafia os jogadores a recolher três lembranças enquanto se deslocam pelo tabuleiro. Esta deslocação é ditada pela componente aleatória do jogo e pela estratégia escolhida pelo jogador através do conceito de coordenadas cartesianas. O Mapa é um jogo de estratégia onde cada jogador deve analisar a situação de vários ângulos antes de decidir para onde deslocar a peça. Tem a necessidade de imaginar, em cada jogada, intersecções de varias rectas horizontais, verticais e diagonais, desenvolvendo capacidades de orientação espacial. Este jogo é uma actividade de geometria básica que proporciona aos utilizadores uma forma de percepção do espaço bidimensional e treino das competências necessárias no plano. Com este jogo temos, não só, noções espaciais e geométricas como também se promove a exploração e o raciocínio. Com o mapa do Vale do Sousa temos o enquadramento dos concelhos que o integram e a sua posição geográfica e por outro lado promovemos o encontro com a história através da visita a doze monumentos, um de cada concelho.

jogo do mapa
Torneios de Jogos Matemáticos e Wokshop

A Luduscience irá dinamizar a apresentação do jogo "Semáforo" inserida nos torneios de jogos ao fim-de-semana organizados pelo Museu Nacional de História Natural e da Ciência. A apresentação decorrerá na sala da Exposição Jogos Matemáticos através dos Tempos do Museu Nacional de História Natural e da Ciência em Lisboa, no próximo dia 5 de Janeiro às 15horas.

A Luduscience irá participar no colóquio "Ver para aprender ou aprender para ver?" a decorrer no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, no dia 5 de janeiro de 2013, das 08h30 às 18h30.

torneio de Jogos Matemáticos Ver para aprender ou aprender para ver?
A Luduscience patrocinou e esteve presente na Final do 8º Campeonato Nacional de jogos matemáticos
8º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos

Foi com muita satisfação que a LuduScience, a exemplo do que aconteceu no ano passado, esteve presente e patrocinou a final da 8ª edição do Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos (CNJM) que decorreu no dia 9 de Março de 2012, no Estádio Universitário, em Coimbra. Este é o mais importante evento do calendário dedicado aos jogos matemáticos e a Luduscience marcou presença com a apresentação dos seus produtos que despertaram enorme interesse.

Saiba mais : aqui

8º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos
Erdös Latino no pavilhao do conhecimento a convite de Jorge Buescu. 22/11/2011

No passado dia 22 de Novembro decorreu a apresentação do Erdös Latino no Pavilhão do Conhecimento durante a cerimonia de apresentacao do livro "Casamentos e Outros Desencontros" do professor Jorge Buescu.

 

Saiba mais : aqui

Apresentação dos Jogos matemáticos adaptados na delegação de Coimbra da ACAPO 19/11/2011

No dia 19 de Novembro de 2011 realizou-se a apresentação dos Jogos matemáticos acessíveis a pessoas com deficiência visual na delegação de Coimbra da ACAPO.

 

Saiba mais : aqui

acapo coimbra
"Os jogos do Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos" no Chá das três de 2011-10-22

A Luduscience participou na sessão "Os jogos do Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos" no Chá das três de 2011-10-22, no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra. Esta sessão foi dedicada à exploração dos jogos que fazem parte do 8º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos (CNJM) e contou com a presença e colaboração de Jorge Nuno Silva presidente da Associação Ludus e de Carlota Dias, responsável pelas actividades dirigidas a pessoas cegas ou com baixa visão da mesma associação.

Saiba mais : aqui e aqui

Os nossos jogos no programa "Sociedade Civil" da RTP2 - 24 de Outubro de 2011

Os jogos de tabuleiro matemáticos acessíveis a pessoas com deficiência visual da Luduscience, acreditados pela acapo, estivem em destaque no programa "Sociedade Civil" da RTP2.

 

Lançamento do jogo matemático Erdos Latino 21 de Outubro de 2011
A Luduscience associa-se à celebração de âmbito mundial “Celebration of the Mind”, com uma homenagem especial a Martin Gardner, levada a cabo pela Associação Ludus e o Museu Nacional de História Natural no próximo dia 21 de Outubro de 2011, com o lançamento do novo jogo matemático Erdos Latino, inventado por Jorge Nuno Silva.
Mais informações aqui.
jogo erdos latino
Entrevista a Júlia Anileiro responsável pela LuduScience
Jogos matemáticos acessíveis a pessoas com deficiência visual

Em 10 de Setembro de 2011 a Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) apresentou no Porto o resultado da parceria com a LuduScience que permitiu adaptar jogos de tabuleiro matemáticos a pessoas com deficiência visual.jogos adaptados

No âmbito dessa parceria a LuduScience lança uma gama de jogos de tabuleiro matemáticos acessíveis a pessoas com deficiência visual. Numa primeira fase, foram adaptados seis jogos estando a LuduScience, com a supervisão técnica e científica da ACAPO, a proceder a alterações noutros jogos educativos.
Os jogos adaptados, três dos quais integram o Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, para além de contribuírem para o desenvolvimento do raciocínio matemático, fomentam, nos seus praticantes, atitudes sociais como a cooperação, espírito de equipa, respeito mútuo, responsabilidade e iniciativa.

Mais: aqui
Veja as fotos do evento aqui

A entrevista no Porto Canal em 16/09/2011

Lançamento jogo Salto do Cavalo

Do desafio lançado aos alunos da Universidade Sénior de Penafiel nasceu o Salto do Cavalo, o mais recente jogo matemático de tabuleiro lançado pela Luduscience. Domingos Taipa aceitou o desafio a desenvolveu este fantástico jogo cujo lançamento ocorreu no passado dia 12 de Junho de 2011. O Salto do Cavalo é um jogo para dois jogadores. O objectivo é ser o último a realizar uma jogada, deixando o adversário sem a possibilidade de jogar. Em cada jogada, o jogador move a sua peça formando um L, tal como a peça do cavalo do jogo do xadrez, isto é, move-se uma casa na horizontal e duas na vertical ou uma casa na vertical e duas na horizontal, em qualquer direcção.

salto do cavalo na rtp

O Salto do Cavalo na RTP1 - Praça da Alegria e na TV Vale do Sousa

Mais : aqui

A Luduscience patrocina o 2º campeonato Ouri

A Luduscience patrocina o 2.º Campeonato de Ouri de Évora – 2011 que se realiza a 25 de Junho de 2011, com início às 13 horas, no Palácio de D. Manuel, em Évora. Este campeonato destina-se aos alunos dos três ciclos dos Ensinos Básico e Secundário.

Mais : aqui

A Luduscience no "Chã das Três" - Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

A Luduscience vai colaborar no programa "Chã das Três", uma série de acções de formação para professores de Matemática de todos os níveis de ensino, organizado pelo Museu da Ciência da Universidade de Coimbra.

Mais : aqui e aqui

Jogos Matemáticos no Pavilhão do Conhecimento

A Luduscience vai marcar presença com os seus jogos no Pavilhão do Conhecimento, no próximo dia 29 de Maio de 2011, no programa Jogos Matemáticos. A entrada é gratuita.

Muita animação e entretenimento em mais um “Jogos no Museu”

O programa mensal dos Jogos no Museu teve lugar no passado dia 8 de Maio, entre as 15h00 e as 18h00. A iniciativa dos jogos no Museu Municipal de Penafiel surgiu de uma parceria com a empresa LuduScience, que desenvolveu um jogo de estratégia matemática exclusivo utilizando duas peças da colecção de arqueologia do Museu. Todos os meses é apresentado um jogo diferente, estando no entanto ao dispor do público uma grande variedade de outros jogos. No mês de Maio, os participantes puderam experimentar o jogo Meta, desenvolvido por uma criança de 7 anos, encontrando-se em fase de testes para adaptação a cegos e amblíopes.

Mais : aqui

Final do 7.º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos (2011)

Foi com imenso orgulho e muita satisfação que a LuduScience esteve presente e patrocinou a final da sétima edição do Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos (CNJM) que decorreu no dia 18 de Março de 2011, no ISEL - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa.

A LuduScience patrocinou o mais importante evento do calendário dedicado aos jogos matemáticos e marcou presença com a apresentação dos seus produtos que despertaram enorme interesse, gerando uma enorme curiosidade e empatia com os presentes.

 
 

O Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos é uma competição dirigida essencialmente aos estudantes dos ensinos básico e secundário, estruturada e realizada por uma Comissão Organizadora, constituída pela Associação Ludus, Associação dos Professores de Matemática e Sociedade Portuguesa de Matemática.
A final foi um enorme sucesso e contou com a presença de mais de 2000 alunos vindos de escolas de todo o país. O professor Jorge Nuno Silva, responsável pelo CNJM, presidente da Associação Ludus e referência na investigação em educação matemática, marcou também a sua presença no evento, assim como a Drª Carlota Dias, que tem desenvolvido um notório trabalho no apoio ao ensino a alunos cegos e de baixa visão.

Para além do professor Jorge Nuno Silva, grande mestre da divulgação da matemática lúdica em Portugal, o evento recebeu o professor António Machiavel. Incansável estudioso de ciência Matemática, este professor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto é capaz de transformar o aluno mais renitente em relação à matemática no mais curioso e aficionado.

Todos os participantes cegos e de baixa visão receberam prémios especialmente concebidos e oferecidos pela LuduScience.

 
Exposição de Jogos Matemáticos na Escola Serafim Leite em S. João da Madeira

A Luduscience patrocinou a exposição de jogos Matemáticos organizada pelo Clube “ A Matemática e o Jogo", no âmbito de uma Actividade das disciplinas de Matemática e Marketing - 10.ºH e de Matemática 12.º I da Escola Serafim Leite. A exposição esteve aberta na Biblioteca da Escola Serafim Leite desde o dia 14 de Dezembro de 2010 ao dia 31 de Janeiro de 2011.

Mais : aqui

Siga-nos ...Facebook Page: Luduscience

A Luduscience continua a dinamizar o programa "Jogos no Museu"

No passado dia 9 de Janeiro de 2011, como acontece em todos os segundos Domingos de cada mês no Museu de Penafiel, a Luduscience desenvolveu mais uma edição do programa “Jogos no Museu” que contou com a particiapação de mais de uma centena de participantes que puderam desfrutar desta actividade.

Ligações:
Terras Vale do Sousa aqui
A Voz Local aqui
Notícia Jornal A Verdade aqui

LisboaCon 2010 - 2º Encontro Nacional de Jogos de Tabuleiro

A Luduscience apoiou e participou na 2ª edição do Encontro Nacional de Jogos de Tabuleiro do distrito de Lisboa, organizado pelo Grupo de Boardgamers de Lisboa, que decorrereu nos dias 27 e 28 de Novembro de 2010 no edifício sede da AERLIS (Associação de Empresários da Região de Lisboa) situado em Oeiras, entre o centro comercial Oeiras Parque e o Parque dos Poetas.
encontro foi aberto ao público em geral com entrada livre. O principal objectivo foi o de divulgar este tipo de actividade e proporcionar o convívio entre os participantes.

Ligações:
LISBOACON 2010 aqui
Apoios aqui
Abre o jogo aqui

Luduscience no III BEST Entrepreneurship Days

best width=

No dia 20 de Outubro a Luduscience participou no III BEST Entrepreneurship Days que decorreu na FCUP.

Ligações:

Best Facebook aqui
Bestaqui

Apresentação do Jogo Ludusfidelis no Museu Municipal de Penafiel

No dia 26 de Setembro de 2010, no Museu Municipal de Penafiel, no decorrer da comemoração das Jornadas Europeias do Património 2010, foi apresentado o Ludusfidelis, jogo de estratégia criado pela Luduscience, inspirado na moeda em bronze e no dado viciado encontrados nas escavações do Castro de Monte Mozinho.

O jogo foi concebido com o objectivo de criar uma ferramenta capaz de desenvolver o raciocínio matemático de forma lúdica e divertida, aliado à divulgação do património histórico-cultural da região e do Museu Municipal, estando a partir de agora disponível ao público naquele local.

Foi também apresentado o novo programa mensal, intitulado “Jogos no Museu”, que terá início a 10 de Outubro e realizar-se-á no segundo Domingo de cada mês, entre as 15h00 e as 18h00. Esta actividade será dinamizadada pela LuduScience.

Ludusfidelis

Anúncio do evento

  A notícia no jornal A Verdade aqui
  O Progresso de Paredes aqui
  A notícia no TVS aqui
  Câmara Municipal de Penafiel aqui
  Jornal de Lousada aqui
  Verdadeiro Olhar aqui
 Outras menções aqui

Jogos no Museu


A actividade no Museu aqui
Notícias de Penafiel aqui
A notícia no TVS aqui
Jornal de Lousada aqui

Jornal A Verdade

A notícia aqui

Câmara Municipal de Penafiel

A notícia aqui

Facebook

facebook

A página aqui


Primeira edição do “Jogos no Museu” atraiu participantes dos 5 aos 85 anos


A notícia Aqui

A notícia no TVS Aqui

 

Jogo produzido pela Luduscience na homenagem a Martin Gardner

No dia 7 de Setembro o Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva homenageou Martin Gardner, matemático e conhecido autor de obras de divulgação científica.

Ligações:

Pavilhão do Conhecimento aqui
Associação Ludus aqui

 

Os jogos de tabuleiro e a Luduscience na revista Pública

A revista Pública de 16-05-2010 dedicou um artigo aos jogos de tabuleiro. Com o título "Jogar com a cabeça" este artigo realça, entre outros aspectos, as virtudes destes jogos e a importância do seu uso como estratégia de educação na sala de aula de matemática, mencionando a Luduscience.

Veja aqui

. .

Copyright© 2011 Luduscience | Contactos | Condições de venda | Personalizados | Quem Somos | Página Inicial | Notícias |